Pão de Ló com receita de vó

10:35

Fui criada comendo pão de ló. Durante toda a minha vida, este bolo fofíssimo esteve presente nas mesas de café, principalmente aos domingos. A receita também era utilizada como base para fazer nossas tortas de aniversário, que ficavam simplesmente maravilhosas.


Dia desses, senti muita vontade de comer um desses bolos, mas tinha que ter o gostinho da receita feita pela minha avó, lá na década de 1990. Por isso, pedi auxílio para ela e cá estou compartilhando essa receita que há pelo menos 26 anos vem sendo parte da minha vida!


Para começar, a gente vai separar as gemas das claras de quatro ovos. Depois, vamos bater as claras em neve e reservar. Já que estamos utilizando a batedeira, vamos continuar com ela. Em um outro bowl bata as quatro gemas com o açúcar, até que forme um creme bem clarinho. Vai levar um tempinho, mas você vai perceber quando estiver tudo incorporado.





Nesta etapa, diminua a velocidade da batedeira para poder, aos poucos, acrescentar duas xícaras de farinha de trigo. Continue a bater até que tudo esteja incorporado. Ainda com a velocidade, acrescente uma xícara de água morna e continue a bater.


Quando todos os ingredientes estiverem bem homogêneos desligue a bateira e acrescente uma colher de sopa de fermento em pó. Misture-o com uma colher mesmo e coloque uma forma untada e enfarinhada. Eu usei uma com cerca de 23 centímetros de diâmetro e com fundo removível (para facilitar a vida).


Antes de colocar a massa para assar, é importante que seu forno já esteja pré-aquecido. Deixei o bolo lá por cerca de uns 40 minutos a 180ºC. Depois, deixei esfriar, cortei ao meio e recheei com brigadeiro. Mas, você pode usar a sua imaginação e até comer puro com café com leite!










You Might Also Like

1 comentários