Gramado: a aconchegante cidade da Serra Gaúcha

10:31

Gramado é uma das principais cidades turísticas da Serra Gaúcha. De modo único, é aconchegante e tem um clima de interior, contudo diferente de qualquer outro lugar que já estive. A cidade é ideal para passar um feriado prolongado ou mesmo fazer uma visita rápida. Pertinho de Canela, a região proporciona visões incríveis ao turista que chega por ali.

Nesta última vez, aproveitamos o feriado de Páscoa para fazer um bate e volta em Gramado e sentir um pouco do clima de outono que a Serra Gaúcha proporciona. Saímos daqui com um pouquinho de calor, mas lá em cima das montanhas, o ventinho gelado dava as caras.




 A cidade está situada a cerca de 450 quilômetros de Florianópolis e a 110 quilômetros de Porto Alegre. Saindo de Santa Catarina, o caminho mais curto é o da Rota do Sol. Basta seguir pela BR-101 até o município de Terra de Areia, no Rio Grande do Sul, e entrar na RS-486, que leva até o topo da serra. O caminho, cheio de curvas fechadas e pontes, é lindo, e se você quiser fotos nas alturas, há alguns mirantes durante a subia. Por aqui, há um pedágio, de R$ 5,90, que você tem que pagar para continuar a viagem assim que chega em Canela.

Mas há outro caminho, sem muitas curvas, que você também pode fazer se preferir. Mas, são pagos mais pedágios, nesse caso, como disse aqui. 



Apesar do caminho sinuoso, tudo é recompensado assim que chegamos a Gramado. A cidade ganha o turista na gastronomia, que me dá água na boca só de lembrar. As galeterias dominam, mas também há ótimas opções de churrascarias e dá até para saborear uma bela parrilla, como no Malbec, por exemplo.

Neste ano optamos por um galeto ótimo, acompanhado de uma deliciosa sopa de capeletti na Galeteria Itália, mas isso é assunto para outro post.

Gramado para o ano todo



Gramado ganha o turista em qualquer época do ano. Apesar de ser conhecida pelo Natal Luz, a cidade pode, e deve, ser visitada em qualquer data. Dentre os locais para ir de forma gratuita está o Lago Negro, repleto de pedalinhos e ótimo para uma caminhada. Quem sabe também para um piquenique ao final do dia?

Caminhando pela cidade, o turista encontra uma das ruas diferente. Conhecida como Rua Torta, a via atrai pessoas de todos os lugares só para registrar o momento no local, como nós, na foto acima. Falando em ruas, em frente à Igreja Matriz está a Rua Coberta. A via é protegida por um toldo e repleta de restaurantes.



Caminhando um pouco por entre as ruas de Gramado, o turista encontra coisas lindas, além de muito chocolate. Canela é conhecida pela Catedral de Pedra, mas a Igreja Matriz de Gramado não deixa a desejar. É pequenina, mas tem o interior mais lindo que já vi até então. A uns passos da Igreja, você pode ter a sensação de estar na Europa. Uma fonte repleta de cadeados simboliza o amor eterno. Achei linda e colorida. E para tirar o fôlego, a cidade possui um belíssimo mirante com vista às montanhas!




Mas, para quem está disposto a gastar um pouco mais, há vários museus entre Gramado e Canela, entre eles o Mini Mundo, o Mundo a Vapor, o Museu de Cera e o Museu do Automóvel. É tanta atração de sempre fica o gostinho de quero mais!

You Might Also Like

1 comentários