Florianópolis: Santo Antônio de Lisboa

14:46

Se já comentei aqui, repito. Sou louca por construções históricas, por locais que mantém viva a arquitetura da época da colonização. Quando estivemos em Florianópolis, visitamos um lugarzinho muito especial: Santo Antônio de Lisboa. À beira do mar, o local transmite uma paz e é repleto de restaurantes, onde você pode comer observando aquilo que a natureza criou.


Mesmo perto da cidade,  Santo Antonio de Lisboa oferece a sensação de estar em um local onde o futuro ainda não chegou. Ali, os pescadores fazem o seu trabalho e o mar é repleto de barcos. As casas com cores vivas, nos fazem esquecer um pouco da correria do dia-a-dia.

A região enaltece a cultura açoriana, trazida pelos portugueses na época da colonização. As ruas estreitas e os casarões históricos nos fazem voltar décadas no tempo ~ por que não séculos? Santo Antônio de Lisboa está a noroeste da Ilha de Santa Catarina, no caminho para as praias do norte e a 15 quilômetros do Centro de Florianópolis.






O local é também lar da primeira rua calçada em Santa Catarina, que hoje está fechada para o tráfego de veículos. Hoje, conhecida como Praça Roldão da Rocha Pires, foi pavimentada em 1985, em homenagem à Dom Pedro II, que visitaria aquela região. Há também a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. É ali que, desde 1754, é celebrada a Festa do Divino Espírito Santo.


Santo Antônio de Lisboa é parada obrigatória para quem pretende conhecer Florianópolis. 
  

You Might Also Like

0 comentários