Passeando por Nova Veneza

20:45

Às vezes, nos preocupamos muito em conhecer lugares longínquos e não nos lembramos que a nossa casa tem muito a oferecer. E foi mais ou menos assim que me senti neste fim de semana, ao fazer um tour por Nova Veneza.


A "viagem" a partir de Criciúma é curtinha, em menos de meia hora estamos na nossa cidade vizinha, típica italiana. E como o clima do país colonizador está imperando às vésperas da X Festa da Gastronomia, as bandeiras com as cores verde, vermelho e branco estão expostas nas diversas casas por ali.

No domingo - bem como em dias úteis - o clima da cidadezinha é tranquilo. A praça é tomada por pessoas mais velhas, se divertindo com jogos de cartas, que até é bonito de se ver. Elas não se preocupam com a quantidade de carros que passam indo à diversidade de restaurantes típicos da cidade.

E nós estávamos à procura deles, em busca da comida típica italiana. Na semana anterior, eu havia feito uma reserva para seis pessoas no Restaurante Ghellere. Eu não tinha ido ainda, mas as recomendações que tive foram as melhores. Acho que eu não errei na escolha.

Por um preço ótimo comemos comida italiana - e matei meu desejo de meses - a vontade. Na mesa, os garçons serviam galinha caipira ensopada, polenta, fortaia, nhoque, macarrão e massa. Tudo isso acompanhado de um delicioso espeto corrido! Dá água na boa só de lembrar.

Após comermos até não dar mais. Passeamos por entre o terreno do restaurante. Um rio com água da Barragem do Rio São Bento corta os fundos do empreendimento. Ficar observando o leito dali é algo super romântico.

E por falar em romantismo, a praça de Nova Veneza é linda. Muito bem conservada e com características bem antigas, o local é ponto de encontro. Os apaixonados que não podem ir até Veneza, na Itália, podem imaginar que estão navegando em uma gôndola.


Presente da Itália, a gôndola é atração turística da cidade. Pude observar que muita gente que estava à procura do objeto ficou desapontada.  A peça foi retirada para restauração e deve ser colocado novamente no local em breve, para a X Festa da Gastronomia.

Outro ponto turístico, e não menos romântico, é a Barragem do Rio São Bento. Esta eu já não sei se pertence ao município de Nova Veneza ou Siderópolis. O lugar, quase aos pés da serra é lindo e o responsável por abastecer toda a região. Cercado de montanhas, a impressão que se tem é de estar dentro de uma pintura. Quando o lago artificial está cheio, a água vaza por entre a barreira formando uma linda cortina branca.

You Might Also Like

0 comentários